Criar uma marca, testar o modelo de negócio, estabilizar a operação, formatar para o modelo de franquia e depois iniciar a expansão. Estas etapas têm sido parte da jornada de grande parte dos empresários brasileiros. Porém, passar por tudo isso não garante que um empresário seja um bom franqueador e que terá sucesso com sua rede.
O que sempre confirmamos nesses anos no mercado de franquias é que a personalidade e a visão do franqueador pode fazer a marca ser um sucesso ou quebrá-la. Acreditamos ser muito importante, para que um empresário seja um bom franqueador, que ele tenha passado por todas as etapas antes de começar o negócio de franquia, que tenha testado o modelo, aprimorado os processos, tenha definido seu público e aperfeiçoado o seu produto ou serviço. Caso ele não tenho passado por todas essas etapas, ele certamente não irá ter sucesso no longo prazo.
Pensando nisso, elencamos 3 características que todo grande franqueador tem em comum:

Paixão e Pragmatismo
O sucesso no mercado de franquias é um conjunto dos dois, paixão e pragmatismo. Franqueadores devem ser apaixonados o bastante para resistir a tudo o que acontece no mercado e pragmático para criar entusiasmo entre os franqueados enquanto mantém os pés no chão sobre o que precisa ser feito para se alcançar o sucesso.
Um bom franqueador precisa ser inspirador, para o seu time, seus franqueados e para seus consumidores. Um franqueador entusiasmado, apaixonado pelo negócio e que acredita verdadeiramente nos valores e no que está construindo, certamente levará sua marca para um futuro brilhante
Pensamento de Longo Prazo
Como já escrevemos aqui antes, empreender é uma das mais difíceis e recompensadoras jornadas que qualquer um pode ter. Ela irá te testar de formas que você nem imagina e irá revelar sua verdadeira natureza e potencial.
Dizemos que empreender não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona, ou melhor, várias delas. Sendo assim a visão de longo prazo é fundamental para continuar no jogo. Planejar e se adaptar as mudanças e inovações são a chave para ter uma marca forte. Sendo assim um grande franqueador tem um planejamento sustentável de longo prazo, pensa no que fazer em cada etapa e se mantém firme na caminhada rumo ao sucesso.


Royalties ao invés de taxa de franquia
É muito simples, a franquia estando em um bom ponto, com um bom plano de negócios, irá faturar e ter lucro. Um bom faturamento irá representar uma boa quantia de royalties, visto que a remuneração é um percentual sobre a compra ou sobre a venda. Sendo assim, franquias saudáveis e lucrativas mantém o sistema funcionando como um todo. O franqueador que tem essa visão com toda certeza será um franqueador de sucesso.