Em sua décima edição, o Black Friday já se consolidou como a maior data de vendas no e-commerce e referência para quem quer aproveitar descontos e condições especiais.

A Ebit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas, constatou através de um estudo que as vendas digitais em 2018 arrecadaram R$ 2,6 bilhões – o valor representa uma alta de 23% em relação a 2017. Segundo eles, houve também um aumento nos pedidos em 13% e crescimento de 9% no número de consumidores únicos, que chegaram a 2,4 milhões.

Além de aumentar as suas vendas, você deve aproveitar esta data para aumentar a fidelização dos seus clientes. Esta data é uma porta de entrada para o seu e-commerce então aproveite para aumentar sua base de clientes.

Reputação e Experiência de Consumo

Com toda certeza os preços baixos atraem os consumidores, porém hoje em dia somente isto não é suficiente. Os clientes buscam confiança na hora de realizar suas compras. Com a propagação da “black fraude” onde você pode comprar produtos pela “metade do dobro”, a reputação das lojas virtuais passou a ser uma das características observadas pelo consumidor. Sendo assim faça pesquisas da sua marca em sites de avaliação como o “Reclame aqui”.

Ter uma boa reputação é fundamental mas não o suficiente. As empresas estão cada vez mais investindo na experiência de consumo seja através de designs inovadores, automação, inteligência artificial, entre outros. Se você é uma loja virtual pequena, não tente fazer de tudo, escolha uma inovação e seja muito bom nela, utilize como seu ponto forte e explore esta oportunidade.

 

 

Benefícios para clientes fiéis

Fidelizar um cliente nada mais é que atender suas necessidades e proporcionar uma experiência única. Quanto mais o cliente se sentir “único”, mais ele se tornará fiel. Uma forma de conseguir proporcionar esta experiência é criando benefícios de acordo com o perfil de cada um. 

Os programas de cashback, como o Compra e Volta – clube premium – podem ser uma boa escolha, pois oferecem dinheiro de volta de forma imediata e ajudam o consumidor a perceber que é importante para a marca

Vitrine e Marketing

Já pensou como seus clientes vão saber das suas promoções? As plataformas digitais são sua verdadeira aliada neste momento. Utilizar uma estratégia voltada para as redes sociais, banners em sites e clubes de benefícios e os bons e velhos SMS –  desde que utilizados de maneira responsável – podem ser grandes aliados.

Rapidez e simplicidade, assim deve ser sua comunicação com os clientes. É importante que sua comunicação seja clara e verdadeira. cliente dever ser capaz de entender com facilidade sua mensagem e os benefícios que você está trazendo. 

Vá além dos descontos

Os descontos não são tudo para atrais os clientes nesta data. Para um pequeno varejista, por exemplo, pode ser complicado competir com descontos oferecidos por grandes redes de lojas. Nesse ponto, uma possível solução seria aliar vantagens ou serviços complementares.

Benefícios como entrega gratuita, brindes especiais ou pontos dobrados no programa de fidelidade para quem comprar na Black Friday são alguns exemplos de ações que podem ser feitas para cativar o comprador. Se as propostas oferecerem do começo ao fim eficiência, respeito e comprometimento, muito provavelmente o cliente voltará a comprar com a loja ou indicá-la a um conhecido.

Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se abaixo

2 pensamentos sobre “Black Friday e fidelização de clientes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *