Indústria e Varejo estão se auxiliando através do compartilhamento de dados

Se tempos atrás se falava em “revolução industrial” hoje só se fala em “revolução digital” e “disrupção”. Os mercados estão sendo mudados e transformados a todo instante. Nunca se gerou tanto dado, tanta informação, como nos dias atuas. A HBR (Harvard Business Review) produziu uma matéria dizendo que os “dados” são o novo petróleo. Se você para para analisar, são mais que o petróleo, e o mercado de petróleo está dentro do “mercado de dados”.

O conceito de o varejo 4.0 traz consigo tecnologias como reconhecimento facial e inteligência artificial, já a indústria 4.0 traz consigo tecnologias como automação e machine learning. Já  ambos os conceitos são amplamente debatidos e as disrupções causadas por essas tecnologias, fortemente difundidas.

Mas, no fim das contas, indústria e varejo equipados com o que há de mais novo em tecnologia são concorrentes? A partir do momento em que a indústria é munida com o conhecimento dos hábitos do consumidor pode eliminar o varejo? Ou o varejo, dono dos dados e melhores práticas, pode canibalizar a indústria?

Dentro do varejo e indústria 4.0 os dados são itens de luxo. Para Bruno Balduccini, head sênior de e-commerce da Unilever, a análise de dados dentro dos setores ainda é deficiente. “Temos um monte de dados, mas não tomamos decisão em cima disso. A indústria precisa participar da tomada de decisão e do outro lado o varejo tem que vir com o contato e conhecimento do consumidor”, diz Balduccini.

O que impressoras tem a ver com dados?

Você sabia que seus hábitos de impressão podem influenciar a indústria e o varejo? Este mercado traz consigo um exemplo de como os dados podem ser valiosos na previsão de comportamento do consumidor. Quando os consumidores instalam os drives de impressoras HP a empresa consegue ter acesso a informações específicas, como tipos de cartucho utilizados, frequência de uso e reposição.

Usando esses dados, a HP consegue dizer aos varejistas que é preciso reforçar o estoque durante os fins de semana porque a maioria das reposições de cartucho acontecem na segunda-feira.

“A partir da instalação do software começamos a ter informações sobre o hábito de consumo. São informações muito básicas que você consegue passar para o varejista”, diz Gleyson Ferreira, head de retail trade marketing da HP.

No entanto, é importante analisar os dados que sejam relevantes para a realidade da empresa. Como o trabalho movido por dados é uma atividade relativamente nova no Brasil, investir tempo e dinheiro em informações que não são relevantes para o negócio pode frear a eficiência da análise de dados.

Análise de Dados e Franquiart

A análise e utilização do dados faz parte da cultura da Franquiart. Está em nosso DNA, somos “dados na veia”, nos perdoem o trocadilho mas a intenção é a melhor possível. Somos movidos por dados, utilizamos todas as informações possíveis para poder realizar previsões e indolência de consumo.

Temos como cliente um varejista de acessórios, ao aplicarmos a gestão de resultados, traçamos os itens relevantes para a e acompanhamos intensamente esses dados. “É necessário foco para entender o que você vai acompanhar”. O essencial é ter a história do consumidor com seu produto, quantas vezes ele consome seu produto e o que ele mais consome.

Um dos sócios da Franquiart, em passagem pela Califórnia mais especificamente no vale do silício, teve a oportunidade de se reunir com colaboradores da Netflix, Microsoft e Sony. Nesta reunião, o assunto mais comentado era sobre a análise de dados e a mudança da “previsão de consumo” para a “influência de consumo”. Você já deve ter pesquisado alguma coisa na internet, ou falado de algum item perto do seu celular e misteriosamente este item começa a aparecer em propagandas, no seu email, nas suas redes sociais. Não é por acaso, esta é a utilização dos dados para influenciar o consumo.

 

 

Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *