fbpx

Dicas simples para quem vai abrir uma Franquia

Inicial » Dicas simples para quem vai abrir uma Franquia

Pensando em abrir uma franquia? Vamos te dar algumas dicas

Abrir um novo negócio não é uma tarefa fácil, mesmo depois de muita pesquisa ainda assim dá aquele “frio na barriga”, mas não se preocupe você não está sozinho. Todos os dias são abertas novas empresas, novos negócios surgem e todos os empreendedores passam pelo mesmo sentimento. Pensando nisso resolvemos listar algumas dicas para você abrir uma franquia.

 

1 – Auto conhecimento

Como dizia Sun Tzu “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Primeira etapa é se conhecer como gestor, perguntas como sei me relacionar com pessoas? Sei liderar? Tenho conhecimento de gestão financeira? Qual meu perfil de investidor? Qual o segmento que mais se alinha com o meu? Qual vai ser minha rotina de trabalho? Apesar de o negócio ser seu, você sabe que o cliente “sempre manda”? 

2 – Capacidade de Investimento

Entenda seu perfil de investidor, com qual estilo você mais se alinha? Conservador? Moderado? Agressivo? Qual o tempo de retorno que você espera? Você depende dessa renda? Qual é o fluxo de caixa mensal ideal para você? Tem capital de giro?

 

3 – Ponto Comercial (Local)

Este é um dos itens de maior importância para o sucesso do seu negócio. O ponto comercial pode ter maior ou menor influência, dependendo da atividade escolhida. Sempre observe o custo total de ocupação que é o valor total gasto para estar naquele local, ele pode ser o ponto chave entre ter lucro e prejuízo no local escolhido.

Faça o dever de casa, vá ao ponto. ao menos em 3 dias diferentes na semana e conte quantas pessoas passam em frente ao local escolhido, qual o perfil de cada um, veja se estão enquadrados no seu público alvo.

 

4 – Franqueador e Visão do Negócio

Entenda quem comanda a marca, qual a visão dele daqui a alguns anos, qual o pensamento dele com relação ao posicionamento da marca, inovação, números de franquias que deseja alcançar. Isso tudo pode influenciar seu negócio mais a frente.

Veja há quanto tempo o franqueador está no mercado? Quantas lojas franqueadas ele possui? Quantas lojas próprias ele opera? Franqueador que não tem lojas próprias, nem sempre está atualizado com o dia a dia da operação. Na loja própria é que ele pode sentir na pele o resultado das suas ações de gestão como franqueador.

5 – Circular de Oferta de Franquia (COF)

Como sempre ela está em nossas dicas. Este é um dos documentos mais importantes para quem vai investir em franquia, é através dele que você terá todas as informações sobre o negócio como taxa de franquia, royalties, fundo de propaganda, condição do franqueado após o termino do contrato, ponto comercial e muito mais.

Escrevemos um artigo sobre como analisar uma COF, para acessar clique no link abaixo:

https://franquiart.com/cof-o-que-e/

Você sabia que a Franquiart da suporte total nas marcas que ela comercializa? Para saber quais são clique aqui.

Caso tenha interesse em alguma marca que não está na nossa vitrine não tem problema, nós fazemos curadoria para escolher a marca ideal para você, realizamos estudo do perfil de investidor, segmento, estudos financeiros que estimam o valor de investimento, faturamento mês a mês, tempo de retorno e lucratividade. Caso queira saber mais sobre nossa curadoria clique aqui.

Gostou do nosso artigo? Preencha o formulário abaixo e receba mais conteúdos como este

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp