fbpx

Expansão de Franquias Descomplicado

Inicial » Expansão de Franquias Descomplicado

Quer aumentar a venda de franquias da sua rede? Conte com a gente!

Uma das principais preocupações dos franqueadores está em como fazer expansão de sua marca de franquia da forma correta e com eficiência. Neste artigo iremos listar algumas maneiras de aumentar as vendas de sua franquia. Além de dicas para que você atinja seus objetivos de expansão.

1. Conheça o perfil do seu franqueado-alvo

Para vender algo você precisa saber quem tem potencial para comprar seu produto e serviço. No caso da venda de franquias funciona da mesma maneira. Mesmo assim alguns redes de franquias definem seu perfil de franqueado avaliando apenas a capacidade de investimento, o que no primeiro momento pode ser importante porém no longo prazo pode ser prejudicial para a rede se esta pessoa não for um bom operador

Listamos algumas perguntas que auxiliam a identificar quem é o seu franqueado-alvo:
  • O que uma pessoa com perfil para franqueado da rede pensa?
  • Quais são as mídias que ele consome?
  • Quantos anos ele tem?
  • Quais são suas prioridades?
  • Quais são suas angústias e preocupações?
  • Como ele toma decisões e quem influencia nelas?
  • Quais são as eventuais objeções que o levariam a não comprar uma franquia da marca?

2. Crie uma estratégia de divulgação especifica para  seu “franqueado alvo“

A franqueadora deve ter um planejamento de marketing com o foco na captação de leadsPara que seja efetivo, o primeiro passo é estabelecer uma meta de número de interessados em comprar a franquia. Esse número de interessados deve estar alinhado à meta de vendas de franquias. Por exemplo, se o objetivo é abrir 30 unidades e a taxa de conversão de interessados em vendas efetivas de franquia é de 1%, o seu planejamento de marketing deverá gerar 3.000 interessados.

É necessário planejar as ações que atinjam seu público, dimensionar o orçamento necessário para sua realização e definir a linha de comunicação dos materiais e campanhas que esteja alinhada com a proposta do negócio.

3. Alinhe seu processo de vendas de franquias com seus executivos de expansão

Agora você já definiu seu franqueado-alvo, pensou em como irá alcançá-lo, definiu uma comunicação assertiva, está na hora de iniciar o processo de venda. 

Os leads começaram a chegar, e agora? 

Agora é o momento de encantar o interessado, mostrar todos os benefícios da franquia, o suporte da franqueadora e como ele irá ter um negócio de sucesso. Para isso, é fundamental criar um processo de venda de franquia, desde o atendimento do primeiro contato (seja ele online ou presencial), passando pela entrega da COF (Circular de Oferta de Franquias) até a assinatura do contrato de franquias.

Nos Estados Unidos quase já não se fala de venda de franquia e sim de recrutamento de franqueados; portanto, esteja atento para que seu processo contemple todas as etapas necessárias para não cometer erros na hora de trazer um novo franqueado para rede. A escolha do correta do franqueado é fundamental para a sustentabilidade da rede, ainda mais se for uma franqueadora recém formada, seus 5 primeiros franqueados são muito importantes pois é através deles que os novos interessados irão verificar como a franquia está no mercado, se eles estiverem bem irão vender o negócio para os interessados, se estiverem mal você perderá interessados.

Fiz tudo certo, como eu monto meu processo? Para a venda de franquias nós sugerimos o seguinte processo:

  1. Utilizacão de um CRM com a composição de funíl de vendas para poder controlar a entrada de leads no funil e o avanço deles em cada etapa da venda da franquia. Aqui é onde você faz o cadastro do interessado.
  2. Envio da apresentação da marca e da ficha de qualificação.
  3. Ligação de follow up com o intuito de identificar alguma dúvida que possa ter ficado e para saber qual o local de interesse do investidor.
  4. Reunião presencial, podendo ser na sede da franqueadora ou em uma unidade, e entrega e assinatura da COF.
  5. Assinatura do pré-contrato.
  6. Pesquisa de pontos comerciais.
  7. Após definição, entrega do estudo de viabilidade. Sugerimos que seja feito uma reunião juntamente com o interessado para que possam ser esclarecidas todas as dúvidas que surgirem.
  8. Entrega de toda a documentação exigida pela franqueadora.
  9. Constituição da empresa.
  10. Assinatura do contrato.

Quer ter a Franquiart fazendo a expansão da sua marca? Clique aqui e saiba mais.

Gostou deste artigo? Preencha o formulário abaixo e receba mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp