fbpx

Franquia é um bom negócio?

Inicial » Franquia é um bom negócio?

“Sou funcionário de uma empresa há três anos e meio e tenho a intenção de iniciar um negócio próprio. Um amigo me disse que a melhor forma para começar essa empresa seria por meio de franquia, já que é uma modalidade empresarial que dá suporte e treinamento e que já tem uma propaganda e uma aceitação boa com o consumidor. É verdade essa afirmação? Para uma pessoa inexperiente em administração de um negocio próprio, a franquia é a melhor pedida?” 

Marcio Luiz

Para quem não sabe, franquia (franchising empresarial) é o sistema de negócios no qual o dono da marca cede os direitos à outro empresário de usar o nome do seu negócio e seus produtos. Porém, ele terá que seguir as normas padrões da empresa e abrir lojas como filiais. É um excelente negocio para ambas as partes.

A crescente expansão do setor nos últimos anos tem comprovado que o modelo de franquias é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. Um dos motivos é exatamente a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca já reconhecida no mercado. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

Ao escolher uma das marcas parceiras da FranquiART nós iremos prestar toda consultoria de escolha do ponto, estudo de viabilidade, negociação com a marca e todos os processos até a assinatura do contrato, sem representar custo algum ao novo franqueado.

Após a implementação da franquia e inicio das operações, o franqueado pode contar com nosso apoio para planejamento financeiro, treinamento de vendas, planejamento de compras, planejamento de marketing, análise dos processos, capacitação de gerentes e todos os acompanhamentos inerentes ao negócio escolhido. Clique aqui e veja qual dos nossos serviços se encaixa com o seu negócio

Ambiente

É fundamental buscar o desenvolvimento em um ambiente cada vez mais complexo e incerto. Nos últimos anos o mercado em geral foi afetado pela crise, porém o mercado de franquias cresceu 8,1% no segundo trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado.

Para 2017 entendemos que as franqueadoras terão que revisar seus orçamentos e projeções e envolver toda a rede em programas de capacitação constantes, para ampliar conhecimento e competências. Essa capacitação deve ser bem estruturada e medida em termos de efetividade e de retorno de investimento.

Uma das tendências é aumentar o contato entre franqueado e franqueador. Aumento de visitas de campo, convenções, chats, e-learning e redes sociais impacta bastante na forma de se relacionar com os franqueados. O uso de ferramentas tecnológicas, como Whatsapp, também pode ajudar, desta forma a rede toda estará conectada.

ABF

Para a presidente da ABF, Cristina Franco, a equação é simples: “A economia brasileira e o franchising parecem se encaminhar para uma situação de maior estabilidade. Depois de 12 meses de muito trabalho, com ações como redução de custos, busca por maior eficiência, renegociação com fornecedores e até revisão de mix de produtos e de modelos de negócios, grande parte do ajuste necessário foi realizado”, conta em comunicado oficial à imprensa.

Outros números do estudo também mostram o quão crescente é este segmento: o setor registrou um índice de expansão de 3,6% em unidades de franquia em relação ao ano de 2015. Essa variação representa um incremento de 2.612 novas operações de franchising no Brasil, totalizando 143.866 unidades.

Conclusão

Marcio, com certeza você encontrará no modelo de franquias, o auxilio que está buscando. Uma boa franqueadora dará todo treinamento e o suporte ao franqueado. Seja por sua própria equipe, ou através de empresas especializadas como a nossoa.

Vale lembrar que a franquia já é um modelo testado no mercado e que deu certo. Os consumidores já confiam e compram seus produtos. A propaganda é feita por profissionais da área e validada por seus consumidores. A implementação é simples e todo know-how é passado para o franqueado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp