Os 5 passos da gestão de resultados

Toda empresa tem seu objetivo estratégico, seja aumentar o faturamento, aumentar o market share, melhorar a lucratividade, ter mais presença online, não importa qual seja o objetivo estratégico, a gestão de resultados é a melhor maneira de alcançar esses objetivos.

Ao contrário de processos tradicionais, a gestão por resultados foca nos objetivos que precisam ser alcançados, permitindo maior flexibilidade nos meios utilizados para tal. Além disso, a gestão por resultados também envolve os valores da organização, sendo assim, é priorizada todas as ações pertinentes, otimizando o desempenho da empresa e destacando aquilo que ela tem de melhor.

Como funciona a Gestão por Resultados?

A gestão por resultados se baseia numa metodologia que estimula a concretização de metas.. Dessa forma toda a liderança passa a ser mais participativa e cada integrante da equipe passa a ter metas e responsabilidades que compõe o objetivo macro.

Por que a gestão por resultados é importante?

Segundo artigo da Forbes, empresas orientadas para o resultado conseguem:

  • Maior retenção de talentos
  • Aumento da produtividade dos funcionários
  • Melhor trabalho em equipe e colaboração em projetos
  • Um ambiente de trabalho mais positivo
  • Melhoria da comunicação entre gestores e suas equipes
  • Métricas mais alinhadas
  • Transparência entre os departamentos

Vantagens

Maior engajamento dos envolvidos nas tarefas e responsabilidades. Um dos detalhes mais importantes ao respeito é que os indivíduos compreendem o valor que possuem para atuar naquilo que precisam e assim conseguem dar sua contribuição de forma mais produtiva e veloz.

A comunicação passa a ser mais eficiente e colaborativa, as pessoas se sentem valorizadas e mais confortáveis para expor ideias e dar sugestões, facilitando assim todo o processo de desenvolvimento. Dessa maneira a sensação de pertencimento ganha maior força, a produção se eleva de nível e todos trabalham em conjunto, conscientes da importância de cada função e colaborador.

Como é aplicada?

Primeiramente criamos o planejamento estratégico definindo os objetivos macros da empresa, após, criamos os KPI’s que são os indicadores essenciais para poder medir o desempenho do objetivo. Em seguida destrinchamos em objetivos menores, com responsáveis e prazos para que aconteçam. 

Após realizar a etapa anterior, nós iniciamos a execução, durante este período agendamos reuniões de resultados, onde iremos monitorar como as coisas estão acontecendo e ir ajustando o processo como um todo. Nestas reuniões conseguimos entender qual a direção que o trabalho está indo e se estamos indo em direção ao objetivo. Caso as ações implementadas não estejam surtindo os efeitos esperados, nós criamos novos planos de ação e mensuramos os resultados até a próxima reunião. 

Dinâmica das Reuniões

As reuniões de Resultados são de extrema importância e são feitas de forma otimizada e com objetivos claros. É importante que não sejam longas e que após sua conclusão, sempre tenham novas ações a serem realizadas. Durante a reunião, os colaboradores da equipe apresentam suas metas e seus resultados, caso não tenham alcançado, devem explicitar o motivo e indicar novos planos de ações. Desta maneira os colaboradores se sentem responsáveis pelo objetivo como um todo.

Para todas as etapas usamos ferramentas específicas para que consigamos extrair o máximo de eficiência da equipe e alcançar melhores resultados. Além disso, sempre recomendamos que parte das metas tenham bonificações para que responsáveis se mantenham motivados.

Resultado

Ao utilizar essa metodologia toda equipe terá conquistas mais promissoras e interessantes. As forças ao serem divididas, possibilitam um maior envolvimento que resulta em positividade e multiplicidade, seja a nível econômico ou de engajamento. Ao utilizar esta metodologia você perceberá um gigantesco aumento nos resultados e nas conclusões das metas.

Veja o resultado dos nossos clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *