fbpx

Gestão Financeira – DRE

Inicial » Gestão Financeira – DRE

O que é a gestão financeira?

As avaliações, as análises, as decisões e as estratégias relacionadas à captação, manutenção e administração de recursos econômicos são o que constituem a gestão financeira. Em outras palavras, gestão financeira é o conjunto de medidas e procedimentos que visam potencializar os ganhos de uma empresa.

Você sabe como andam as finanças da sua companhia? Onde estão concentrados mais investimentos, o que gera mais despesas e o que precisa de mais atenção em seu negócio para tomar decisões certeiras que levem ao sucesso? Se você não possui resposta para essas perguntas ou as julgou complexas, cuidado: é bem provável que você não tenha um controle real com relação à saúde financeira do seu negócio.

 

O que é importante observar?

Diversos fatores precisam ser observados: o controle de caixa, o giro de estoque e a gestão de clientes são alguns dos exemplos. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles em outros artigos que iremos escrever, o objetivo deste post é falar sobre DRE (Demonstrativos de Resultado)

DRE

O que é?

O DRE é considerado um importante documento contábil, utilizado para verificar a saúde financeira de uma empresa. As informações são construídas através do paralelo entre custos, receitas e despesas, incluindo também o que se refere a atividades não operacionais relacionadas ao negócio.

Como fazer?

O DRE é elaborado a partir de algumas informações financeiras da empresa, envolvendo as receitas, seus custos ou despesas. Ele deve refletir, de forma fácil, como o lucro é composto ou se há um prejuízo derivado das operações da empresa; informações fundamentais para se ter uma análise bem coerente da saúde financeira da empresa.

Indicadores

Através dele conseguimos entender a saúde financeira da empresa, conseguimos criar métricas e KPI’s do negócio.

Estes indicadores servem como uma das principais bases de análise para:

  • Investidores que possam ter interesse em comprar/aplicar uma quantia significativa de recursos;
  • Os bancos que costumam financiar/emprestar valores para a expansão;
  • Os gestores para administrar o negócio.

Preparamos uma planilha para você fazer o DRE da sua empresa, preencha abaixo e baixe grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp