fbpx

Modelos mentais

Inicial » Modelos mentais

Modelos mentais – Nosso mundo é limitado pela forma como pensamos e enxergamos

Muitas vezes nos limitamos ou não sabemos nossa capacidade para realizar algo pois nos prendemos a crenças e a modelos mentais. Se soubéssemos do poder que nossa mente tem e como alterando modelos mentais conseguimos mudar nossa vida, nós multiplicaríamos totalmente nossos resultados

Vou te dar um exemplo, muitas pessoas tem um modelo mental de que é arriscado abrir um negócio, porém o empreendedorismo está tão forte na nossa cultura nos dias atuais que é quase um insulto falar isso. Mas se ainda assim você acha que é arriscado, você tem todo direito, mas e se nós pensássemos diferente? Ao invés de “abrir um negócio é algo muito arriscado” nós pensássemos “A incerteza constitui uma parte, porém administrável, dos negócios e os riscos podem ser minimizados”. Se você pensasse assim sua abordagem seria totalmente diferente, certo?

Meu propósito com esse texto é te alertar para não se limitar pelas suas próprias crenças. Existe um pensador que aborda muito bem este tema e ele dizia que “aquele que diz que não pode e aquele que diz que pode, ambos estão corretos”. Se você for parar para pensar ele está correto, afinal “impossível” foi só uma palavra grande que uma pessoa inventou por não conseguiu fazer alguma coisa e queria que você também não conseguisse.

Vou elencar alguns outros modelos mentais e como podemos substitui-los:

“Você deve levantar uma grande quantidade de capital antes de abrir o seu negócio ” por “Levantar capital pode ser importante mas saber o que se faz com ele é muito mais”

“Nos negócios não é o que você sabe e sim quem você conhece” por “Conexões e Networking são muito importantes, porém o seu conhecimento é fundamental para saber o que fazer com essas conexões”

Agora quero que você pense no modelo mental que está limitando sua vida, mude ele, veja por outro ângulo. Exercite a mudança dos modelos mentais e você começará a ter resultados que nunca imaginou que teria. Lembre-se sempre “aquele que diz que pode e aquele que diz que não pode, ambos estão certos. Qual deles você quer ser? Veja meu exemplo, fui para os EUA e comecei lavando prato, mas sempre tive o modelo mental de que eu poderia fazer tudo que queria, então corri atrás e iniciei meu primeiro negócio na América. Hoje retornei ao Brasil e promovo a gestão de resultados nos negócios. Se você quer você pode.

Preencha o formulário para receber conteúdos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp