fbpx

Planejamento Estratégico – Você sabe fazer?

Inicial » Planejamento Estratégico – Você sabe fazer?

"Para aquele que não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve"

Você que é empreendedor ou que quer empreender certamente terá que fazer o planejamento estratégico do seu negócio. É através dele que você definirá os caminhos que irá seguir para chegar no seu objetivo. O planejamento não deve ser algo engessado, deve ser maleável o suficiente para poder se adaptar as inovações mas preciso o suficiente para te levar aonde você quer.

E o que seria o planejamento estratégico?

Planejar é criar um plano para se alcançar algo, estratégia por sua vez, são os caminhos que você utilizará para conseguir realizar seu plano. Trazendo para o universo dos negócios o Planejamento Estratégico foi criado com o intuito de identificar o posicionamento da sua empresa, onde ela quer chegar e os caminhos que ela vai percorrer para chegar até lá de forma rápida e eficiente.

Análise de Swot

Muitos empresários gostam de iniciar o planejamento estratégico com esta ferramenta, seu objetivo é identificar a Força que o negócio tem, sua Fraqueza, suas Oportunidades e suas Ameaças. O objetivo macro ao utilizar a análise de SWOT é entender o posicionamento da empresa no ambiente que ela está localizada.

Seguindo nesta linha, temos a divisão da missão, visão e valores da empresa que irá nortear internamente e servirá como comunicação do propósito daquele negócio. Ter estes três pontos muito bem definidos e comunidades internamente, gera um sentimento de propósito entre os colaboradores que passam a saber do que fazem parte.

Este ponto nos gera algumas reflexões:

  • Os meus colaboradores estão alinhados com o propósito da empresa?
  • Eles compreendem a visão que temos e sabem como vão fazer parte dela?
  • Eles compartilham dos mesmos valores?
  • Eu tenho conhecimento da fraqueza da minha empresa? Como eu trabalho isso? Como transformar a fraqueza em força?

A REGRA NÚMERO 1 DA GESTÃO ESTRATÉGICA É NUNCA CONTRATAR ALGUÉM QUE NÃO ACREDITA NO PROPÓSITO DA EMPRESA

Planejamento Participativo

È importante realizar todo o processo de planejamento em conjunto com a sua empresa inteira, independente do propósito dela. Se a sua empresa for grande, esse processo pode ser feito primeiro a nível da diretoria e depois cascateado para cada área. Nesse caso, os membros mais importantes cumprem a parte estratégica do plano: identidade organizacional e metas globais.

Depois, os líderes de unidades de negócio e departamentos sentam com suas equipes para fazer o planejamento tático. Ou seja, definir as contribuições de cada um para as metas globais.

Caso sua empresa tenha um número menor de colaboradores é possível utilizar todos para chegar em um destino comum. Assim, quando chegar o momento de execução, todos terão uma visão integrada e estarão comprometidos com suas decisões.

É uma forma de dividir não só as tarefas, mas o processo de escolher qual caminho a empresa vai seguir. Quem se sente dono de algo, cuida melhor, faz com mais amor e se dedica mais. Um colaborador vai brigar mais para bater uma meta que lhe foi imposta ou uma que ele ajudou a definir?

Metas, Objetivos e Indicadores

Após os processos que citamos acima é chegada um dos pontos mais importantes do planejamento quando começamos a definir os objetivos estratégicos. Cada um desses grandes objetivos deve ser dividido em objetivos menores (os chamados táticos) e os objetivos táticos devem ter planos de ação atrelados a ele para ele ser considerado concluído.

Podendo ser exemplificado da seguinte maneira:

Definição das metas globais da empresa, depois metas de cada área, que compõem as metas globais, depois metas de cada setor e de cada colaborador. Vamos supor que estamos no objetivo estratégico financeiro, definimos as metas globais e indicadores de desempenho das metas, bem como o tempo de chegam de cada objetivo, após definimos responsáveis e suas entregas, finalmente partimos para a criação dos planos de ação.

 

Um planejamento bem feito e executado é o caminho certo para o sucesso, conte com a Franquiart para realizar o planejamento estratégico da sua empresa, não é algo caro e é fundamental para você alcançar todas as suas metas e obter resultados.

Entre em contato clicando aqui ou mande mensagem para nosso Whatsapp (21) 96991-7000

Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp