È importante realizar todo o processo de planejamento em conjunto com a sua empresa inteira, independente do propósito dela. Se a sua empresa for grande, esse processo pode ser feito primeiro a nível da diretoria e depois cascateado para cada área. Nesse caso, os membros mais importantes cumprem a parte estratégica do plano: identidade organizacional e metas globais.
Depois, os líderes de unidades de negócio e departamentos sentam com suas equipes para fazer o planejamento tático. Ou seja, definir as contribuições de cada um para as metas globais.
Caso sua empresa tenha um número menor de colaboradores é possível utilizar todos para chegar em um destino comum. Assim, quando chegar o momento de execução, todos terão uma visão integrada e estarão comprometidos com suas decisões.
É uma forma de dividir não só as tarefas, mas o processo de escolher qual caminho a empresa vai seguir. Quem se sente dono de algo, cuida melhor, faz com mais amor e se dedica mais. Um colaborador vai brigar mais para bater uma meta que lhe foi imposta ou uma que ele ajudou a definir?