fbpx

Planejamento financeiro 2019, e aí já fez o seu?

Inicial » Planejamento financeiro 2019, e aí já fez o seu?

Batendo metas em 2019!

Se você chegou até aqui é porque sabe que um planejamento financeiro bem realizado é fundamental para a sua empresa. É através dele que teremos as diretrizes de todos os departamentos, estipularemos as meta de cada colaborador, iremos avaliar como estamos indo em relação ao ano passado porque além de planejar, acompanhar os resultados é fundamental importância.
Grande aliado nas tomadas de decisões estratégicas, com ele iremos dimensionar a realização de novos investimentos, contratação de novos colaboradores, aquisição de novos produtos, máquinas, entre outros. 
O planejamento financeiro empresarial, portanto, é a base para praticamente todas as tomadas de decisões para a sua empresa. Sendo assim, é um processo absolutamente imprescindível para o sucesso de qualquer organização.
Afinal, é impossível pensar no sucesso de um empreendimento sem o estabelecimento de metas, projeção de cenários e ações a serem realizadas, dentre outras questões
Sendo assim, a partir de um planejamento financeiro empresarial, os gestores podem nortear todas as transações que envolvem o seu negócio a um curto, médio e até longo prazo. A seguir, vamos listar 8 dicas para o seu planejamento financeiro empresarial.
A Endeavor, que promove o empreendedorismo no Brasil, tem uma matéria bem interessante sobre planejamento financeiro.

 

Como é feito?

Iniciamos pela projeção de receitas e despesas, iremos analisar o histórico de movimentações de entrada e saída de caixa da sua empresa recentemente, e a partir das informações obtidas, fazer uma projeção realista das despesas e receitas que estão por vir e costumam ser padronizadas em seu fluxo de caixa.
Será realizada uma análise comercial onde serão considerados as vendas dos seus produtos por segmento, grupo, linha, ou conforme você organiza os grupos dos produtos. Com essa análise entenderemos o quanto percentualmente cada grupo representa do todo e o quanto de imobilização de capital será necessário para adquirir, produzir ou fornecer (no caso de serviços) por grupo de produtos. Nesta fase será feita um estudo de precificação para entender se o preços estão compatíveis com a estrutura da empresa e o valor percebido pelo cliente. 

Sistema de metas

Acompanhar todo o processo enquanto ocorre com responsáveis por cada meta e com reuniões de acompanhamento e estratégia. Esta seria a melhor definição do “Sistema de metas”, metodologia utilizada pela FranquiART, nós implementamos um sistema de gestão ágil e eficiente que traz excelentes resultados para a empresa e consiste em um acompanhamento semanal com responsáveis de cada setor onde cada colaborador é responsável por uma certa quantidade de metas e responde diretamente por elas. Este líder de meta trabalha em conjunto com outros colaboradores do mesmo setor ou de setor diferentes, quando as metas são intersetoriais. As bonificações ou remunerações variáveis estão diretamente ligadas ao desempenho das metas que estão perfeitamente alinhadas com o planejamento estratégico da empresa.
Resultados, o grande objetivo do planejamento financeiro e do sistema de metas é trazer resultados para a sua empresa, promovendo crescimento, aumento da lucratividade e do market share do seu negócio.

 

Entre em contato para fazer o planejamento da sua empresa e implementar o sistema de metas. Estamos com condições especiais para 2019!

 

Gabriel Kemmer – Chief of Innovation 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp