- Fazer um estudo de mercado para avaliar a atual posição da sua empresa no mercado e avaliar se o modelo de franchising é o melhor no momento. Após este procedimento será definido o plano de negócios da empresa, onde sera realizado um planejamento estratégico vislumbrando o avanço e alteração de todos os departamentos da empresa nos próximos 5 anos.
- Criar projeções financeiras e estimativas de retorno determinando a viabilidade do negócio para o franqueador bem como para os futuros franqueados. Nesta etapa são utilizadas métricas de mercado e data analysis para buscar maior proximidade com a realidade econômica. Nesta etapa é definida valor de investimento, prazo de retorno e taxas da franquia.
- Formatação e instrumentalização jurídica, nesta etapa é criado todo projeto jurídico da franquia como por exemplo a Circular de Oferta de Franquia, Pré-contrato e contrato. O objetivo desta fase é que possam ser criadas todas as diretrizes que iram nortear a relação Franqueadora e Franqueado bem como terceiros que interajam nessa relação.
- Criação dos manuais de franquia, é através dele que as padronizações da franquia serão passadas aos franqueados e também irão conter o que fica a cargo do franqueado. Além de abordar os processos que focam na qualidade e apresentação dos produtos o manual também abordará processos que otimizem custo, tempo e agreguem elementos de eficiência na gestão do negócio