fbpx

Resultado do varejo no primeiro semestre

Inicial » Resultado do varejo no primeiro semestre

Varejo apresenta crescimento de 2,2%

O momento econômico não é o dos melhores, porém o varejo apresentou melhoria no primeiro trimestre desse ano. Em junho, o setor cresceu 2% de acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). O centro de inteligência da empresa financeira acompanha mensalmente a evolução do varejo nacional e os dados levam em conta as vendas realizadas em 18 setores.

O índice é dividido pelo ICVA Nominal e o ICVA Deflacionado, o primeiro indica o crescimento de receita nominal ampliado no período, reflete a visão literal do varejista; já o segundo conta com o desconto da inflação. O deflator utilizado é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é apurado pelo IBGE.

 

 

O primeiro semestre apresentou um crescimento de 2,2% no ICVA deflacionado, em termos nominais, o crescimento foi de 6,3%.

Com o desconto da inflação, as vendas cresceram 2,0% em junho. Isso em comparação ao mesmo período do ano passado, que contou com os jogos da Copa do Mundo e greves nacionais. Já no índice nominal, o crescimento foi de 5,4%. Dados que enchem os olhos dos varejistas.

 

Um dia dos namorados de muito amor

 Uma das principais datas comerciais do ano, que acontece em junho, o Dia dos Namorados teve uma alta nominal de 8,8%. Já no segmento de presentes, o crescimento mais relevante veio do ramo de óticas e joalherias (5,4%).

Segundo a Cielo, ao ponderar o IPCA por cada setor e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado em junho ficou em 3,4% com desaceleração em relação a maio (4,5%).

Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se abaixo

2 comentários em “Resultado do varejo no primeiro semestre”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp