fbpx

Transformação digital do seu negócio

Inicial » Transformação digital do seu negócio

Fazer uma transformação digital significa reestruturar os processos da sua empresa, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade.

Conheça os principais motivos para fazer uma transformação digital em seu negócio:

Melhore a experiência do cliente

É interessante que a transformação digital ajude a focar na experiência do cliente, já que hoje esse é um grande diferencial para empresas. A transformação digital permite segmentar melhor o público, abordando-o de forma personalizada e mais satisfatória e fidelizar essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas. Também é importante para saber o que as pessoas estão falando da sua empresa por meio do monitoramento, conseguindo feedbacks para fazer melhorias.

Tenha processos operacionais mais eficientes

A transformação digital permite melhorar os processos internos, tornando-os mais simples e eficientes. Uma forma da sua empresa fazer parte da transformação digital é transformando processos offline em processos digitais.

Por exemplo, em vez de marcar reuniões constantes, é possível capacitar os funcionários para  que utilizem ferramentas de gestão de processos, que tornam tudo mais rápido e eficiente. Nós gostamos de duas ferramentas, o Trello e o Slack, que servem, respectivamente, para acompanhar o andamento de projetos e para facilitar a comunicação entre os membros de time.

Como transformar minha empresa em um negócio online?

Você chegou até aqui e está convencido de que precisa passar por uma transformação digital, certo? Mas, e agora? A melhor maneira é começar por etapas, separe a sua empresa em áreas e escolha soluções digitais para cada área. Escolha a ferramenta que vai utilizar, adapte seus processos para ela e defina um tempo para migrar 100%. 

Alguns exemplos:

Comunicação da empresa – Utilize o Slack e ganhe velocidade na sua comunicação

Gestão de Projetos – Utilize o Run.it ou Monday

Gestão Financeira – Utilize o Conta azul

Divulgação do seu negócio – Links patrocinados em mídias sociais e Google

Pense como cada área da sua empresa pode ser beneficiada com a substituição dos processos atuais para o mundo digital.

Modelo de Negócio

Muitas vezes ao realizar a transformação digital você terá que adaptar o seu modelo de negócio. Lembre-se o que Darwin dizia “Não é o mais forte que sobrevive, é o mais adaptável”. Pegue como exemplo um restaurante que tinha seu modelo de negócio voltado para atendimento nas mesas dentro do salão. Ao fazer a transformação digital, ele passa a atuar com delivery, todos seus processos precisam ser remodelados, desde como anuncia seu negócio, até como prepara os pratos na cozinha para que consiga atender os dois canais, o online e o offline. 

Pense no seu modelo de negócio atual, como você poderia fazer para atender 10x mais clientes? 100x? Como você faria? Existe um termo de negócios chamado “long tail” o que seria em português “calda longa”, que se traduz em ter um produto ou serviço que você consiga vender com muita escala. A internet permite que você consiga alcançar milhares de pessoas em segundos, o desafio é construir processos alinhados entre o online e o offline de maneira que você consiga ganhar essa escala. Sendo assim, “use e abuse” das mais variadas ferramentas online e ganhe velocidade e escala em seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× WhatsApp